Galena é credenciada como Organização de Segurança junto à Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS).
O corpo técnico da Galena possui grande experiência nos aspectos de proteção, bem como, em legislação marítima e segurança patrimonial, pessoal e de instalações. Esses profissionais reúnem engenheiros navais, engenheiros mecânicos e militares com treinamento especializado.
Os serviços prestados pela Galena incluem:
- Realização de avaliação da proteção de navios e de instalações portuárias tais como:
- Identificação e avaliação de bens e infra-estruturas importantes que sejam críticas para o navio/instalação portuária, se danificadas.
- Identificação de ameaças existentes àqueles bens e infra-estruturas importantes, de modo a priorizar as medidas de proteção.
- Identificação da vulnerabilidade do navio/instalação portuária e de outras áreas que possam constituir alvos prováveis.
- Elaboração de Plano de Proteção para o navio/instalação portuária.
- Prestar assistência especializada para o planejamento dos treinamentos, exercícios e simulados relativos aos assuntos de proteção.
- Ministrar treinamentos para Oficiais de Proteção da Companhia e Oficiais de Proteção de Navio.
- Conduzir treinamentos e exercícios para assegurar familiaridade com o plano e procedimentos de proteção para as tripulações de navios, plataformas e para pessoal de terra, como adequado.
- Revisar procedimentos de proteção e comparar com procedimentos de segurança de modo a identificar possíveis interferências mútuas.
- Prover assistência na implementação do Plano de Proteção do Navio/Instalação Portuária.
Os seguintes navios/instalações estão sujeitas ao Código ISPS:
- Navios de passageiros, inclusive embarcações de alta velocidade. Navios de carga com mais de 500AB
- Unidade Móveis de Perfuração Marítima
- FPSO e outras unidades de produção, exceto as fixas
- Instalações Portuárias.