• A GALENA

A GALENA

Galena Engenharia é uma empresa fundada em 2004, que nesse curto espaço de tempo consolidou sua relevância nos segmentos naval e do petróleo, conforme pode ser evidenciado na relação dos principais projetos desenvolvidos pela empresa no período.

Seus Diretores e responsáveis técnicos são profissionais de larga experiência, oriundos da Diretoria de Portos e Costas (DPC), onde exerceram suas atividades por mais de duas décadas. Nesse período atuaram diretamente nas seguintes atividades em nome da Autoridade Marítima Brasileira, entre outras:

a) análise, aprovação e certificação de projetos de embarcações, plataformas e sondas marítimas;

b) execução de testes, perícias e vistorias em embarcações, plataformas e sondas marítimas, incluindo os equipamentos de segurança instalados a bordo;

c) elaboração e fiscalização de normas e regulamentos nacionais relativos à operação, construção e manutenção de embarcações, plataformas e sondas marítimas;

d) obtenção e análise de dados relativos à frota nacional para efeito de elaboração de estudos técnicos, criação e atualização de regulamentos;

e) interpretação, implementação e regulação de Convenções e Códigos Internacionais das quais o Brasil é signatário;

f) investigação e análise dos principais acidentes ocorridos com embarcações, plataformas e sondas marítimas nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB); e

g) participação em reuniões, conclaves, simpósios de entidades internacionais tais como Organização Marítima Internacional (IMO) e Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná (CIH) como membro da delegação brasileira.

Em decorrência dessas atividades, seus Diretores possuem profundos conhecimentos sobre as diferentes práticas e zonas de navegação existentes no país, das características de projeto, construção e operação dos diversos tipos de embarcações e plataformas construídas e/ou empregadas no Território Nacional, assim como dos sistemas e equipamentos utilizados a bordo.

Coroando essa experiência, em maio de 2009 a Galena foi credenciada pela Autoridade Marítima Brasileira como Entidade Especializada para vistoriar e emitir certificados de embarcações nacionais e sistemas de mergulho, atuando nesse segmento com a denominação de Certificadora Brasileira de Embarcações e Sistemas.

Pela experiência e credibilidade adquirida na investigação de acidentes em nome da Autoridade Marítima Brasileira os diretores da Galena são frequentemente convidados para atuarem como peritos judiciais em casos avaliados pelo Tribunal Marítimo, para prestarem assessoria técnica a escritórios de advocacia especializados no segmento marítimo ou para auxiliar nossos clientes em suas investigações internas para apurar as causas de incidentes.

Nos aspectos de segurança e gestão na indústria do petróleo, a Galena vem estreitando importante parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), iniciada nos primórdios da criação da Agência em virtude de convênio firmado entre a DPC e a ANP.

Ainda como representantes da Marinha, os Diretores da Galena visitaram diferentes países produtores de petróleo em conjunto com funcionários da ANP com objetivo de estabelecer o marco regulatório para os aspectos da segurança operacional e a integridade estrutural das instalações de prospecção, exploração e produção de petróleo e gás natural do país, tendo contribuído diretamente no desenvolvimento dos procedimentos para fiscalização e controle dessas unidades.

Em decorrência dessa experiência, Galena foi responsável pela realização, em nome da ANP, de auditorias de integridade estrutural em instalações de concessões em terra e offshore de diferentes concessionários, em praticamente todo o território nacional por aproximadamente cinco anos, até a adoção do Regime de Segurança Operacional. Essa atuação propiciou à Galena adquirir rara experiência sobre as características e peculiaridades de equipamentos, procedimentos e sistemas de gestão da indústria nacional de petróleo.

Com o advento do Regime de Segurança Operacional instituído pela Resolução ANP N o 43, de 06.12.2007, nossa empresa foi convidada para desenvolver os procedimentos de auditoria do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) da ANP. Nessa fase executou pela Agência auditorias piloto de SGSO em diversas unidades marítimas de prospecção e produção de petróleo de diferentes concessionários. Finalizando esse trabalho, Galena efetuou o treinamento da primeira turma de auditores da ANP.

Na fase de Consulta Pública sobre o Regime de Segurança Operacional para Campos Terrestres (RTGSI), instituído posteriormente pela Resolução ANP N o 2, de 14.01.2010, Galena foi contratada pela Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) para avaliar as implicações do novo regulamento e propor sugestões e comentários no sentido de aprimorar os novos requisitos, procurando adequá-los à realidade dos produtores independentes.

No início de 2013 a Galena saiu vencedora em processo licitatório e firmou contrato de dois anos com a ANP com o objetivo de assessorar a Agência e acompanhar sua equipe na execução das auditorias de SGSO previstas pelo Regime de Segurança Operacional (Resolução ANP N o 43) em unidades marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural ao longo de toda costa brasileira. O referido contrato foi prorrogado por mais um ano em 2015 e encerrou em fevereiro de 2016.

Nossa empresa se destaca por possuir um sólido conhecimento da legislação aplicável aos segmentos naval e do petróleo, estando apta para não somente emitir os certificados e documentos requeridos por nossos clientes, mas, principalmente, para fornecer as orientações e soluções necessárias para aperfeiçoar a segurança e a eficácia dos processos e instalações.

Nossa experiência não se resume ao amplo domínio dos aspectos técnicos e legais dos requisitos estabelecidos pela Marinha do Brasil ou pela ANP, englobando também os requisitos estabelecidos por diferentes órgãos públicos que fiscalizam, direta ou indiretamente, as atividades da indústria do petróleo e da operação de embarcações no Brasil, tais como a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Instituto Brasileiro de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), entre outros. Galena é ainda credenciada como Organização de Segurança junto à Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS) e está apta para elaborar os estudos de Avaliação de Risco e os Planos de Segurança das instalações portuárias brasileiras em conformidade com o ISPS Code, a serem submetidos à aprovação das comissões estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis nas Unidades da Federação (CESPORTOS) e à homologação da CONPORTOS.

É nossa política trabalhar em absoluta conformidade legal observando rígidos padrões éticos, construindo parcerias com nossos clientes que extrapolam a simples prestação de mais um serviço.

2019 © Copyright - Galena Engenharia | Todos os Direitos Reservados | Designer M DESIGN